top of page
Foto do escritorTeacher Heitor Goncalves

Gíria, não. Dialeto!

Atualizado: 29 de abr. de 2023


Você sabe o que, de fato, é um dialeto?


Vamos passear um pouco por alguns conceitos e aprender sobre este e outros termos!

Para isso, é ideal que antes de ler este artigo você entenda um pouco da diferença entre Língua e Linguagem! É só clicar aqui.

Se você já leu sobre as diferenças entre língua e linguagem, já sabe que enquanto a LÍNGUA É LIMITADA a um conjunto específico de REGRAS e CONVENÇÕES, a LINGUAGEM é mais FLEXÍVEL e pode ser adaptada a diferentes CONTEXTOS e SITUAÇÕES. Na verdade a linguagem abrange a língua e todas as outras formas de comunicação humana, inclusive a FALA!


E o que é a fala?


A fala é a parte mais individual da comunicação. É a forma como nos comunicamos oralmente. A fala está diretamente relacionada com a língua, já que usamos uma língua para nos comunicar, entretanto, ela é individual e caracterizada por VÍCIOS DE LINGUAGEM, COSTUMES LOCAIS, SOTAQUES, VOCABULÁRIOS REGIONAIS.


Ok, mas e o dialeto?


Essas diferenças que surgem naturalmente na fala são exatamente o que caracterizam um dialeto. Considerando uma perspectiva regional podemos citar no Brasil o dialeto mineiro, o dialeto gaúcho, o dialeto paulistano, o dialeto carioca entre tantos outros. Também podemos considerar dialetos de uma perspectiva etária e observar as diferenças marcadas entre as formas de expressão de geração para geração ou dialetos sociais, entre diferentes grupos sociais.

CHEGOU ATÉ AQUI?!?!

Se gostou do assunto, podemos prolongar!

Você sabe a diferença entre LÍNGUA e IDIOMA? É super simples, vem comigo para saber mais. Clique aqui.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page