Pois é! Basta uma pesquisa rápida para perceber que as pessoas - professores e alunos - ainda insistem nessa estratégia apelativa (e ineficiente quando o objetivo é aprender inglês de verdade).
Há inúmeras variáveis a serem discutidas: contexto social e cultural de aprendizagem, carga horária, abordagens didáticas e pedagógicas e, principalmente, o conceito sobre o que, de fato, significa fluência neste tipo de promessa. (aqui um link para o artigo sobre fluência x proficiência) É neste conceito que normalmente mora a “pegadinha” desses marqueteiros (não gosto de chamá-los de professores). Então vamos usar um conceito simples e direto sobre fluência:
“Fluência é o fluxo da fala… Uma pessoa fluente se comunica de forma fluida sem interrupções, a não ser pausas aceitáveis e variações de velocidade” (MILLOY,1997, p. 75);
Basta uma citação dessas somada à uma interpretação mal feita (ou mal intencionada) para que surja uma tempestade de professores prometendo fluência em pouquíssimo tempo. Por exemplo, se uma pessoa aprende o seguinte diálogo:
A: Good Morning!
B: Good morning, how are you?
A: I´m fine, and you?
B: I´m ok, thanks.
A: What's your name?
B: My name is Peter.
A: Nice to meet you, Peter.
B: Nice to meet you, too.
Baseado no conceito de fluência colocado anteriormente, uma pessoa que aprendeu o diálogo acima, é fluente. Para este diálogo essa pessoa “se comunica de forma fluída sem interrupções”. Mas essa pessoa sabe mesmo comunicar-se em inglês? Essa pessoa é capaz de interagir em inglês com outros falantes, mídias ou contextos? Não! Mas muitos vendedores de promessas então aproveitam o argumento e espalham links apelativos (os famosos clickbaits). Se você já tentou adquirir a tal fluência (achando que aprenderia a falar inglês de verdade) em um desses cursos, sabe bem do que eu estou falando.
Importante ressaltar que é sim possível aprender e aprimorar as capacidades linguísticas de maneira autodidata através de dicas e até aulas aleatórias facilmente encontradas online, mas normalmente nenhuma dessas opções traz um curso completo onde de fato você vai realizar o sonho de aprender inglês de uma vez por todas.
“(Fluência é…) o fluir de sons, sílabas, palavras e frases ditas sem interrupções que o ouvinte leigo classifica como normal”
(JACOBICZ, 1997, p. 130)
Ter fluência em inglês é conseguir interagir de maneira natural, livre e espontânea com ambientes totalmente contextualizados na língua estrangeira. Compreender e ser compreendido por outros falantes ou vivenciar um ambiente onde seja necessária a realização de qualquer atividade cotidiana.
Para ser fluente não há obrigatoriedade de foco no estudo teórico. Há sim a necessidade de um conhecimento satisfatório sobre a língua para a interação com a mesma nos mais diversos contextos, mas não um aprofundamento em questões normativas. Este próximo passo seria a aquisição de proficiência.
Adquirir e aprimorar uma língua exige tempo, paciência, repetição, contato, entendimento cultural, estudo e dedicação. A notícia boa é que isso tudo pode (e deve) ser feito de maneira prazerosa enquanto o aluno descobre um novo universo de possibilidades através da Língua Inglesa.
Para quem ficou curioso sobre o assunto fluência e as suas particularidades, clica aqui para ler sobre os conceitos de fluência e proficiência.
Comments