top of page
Foto do escritorTeacher Heitor Goncalves

Você conhece os tipos de Comunicação Não Verbal?

Atualizado: 29 de abr. de 2023


Vamos passear um pouco por alguns conceitos e aprender mais sobre comunicação não verbal?


Para isso, é ideal que antes de ler este artigo você entenda um pouco sobre a diferença entre linguagem verbal e linguagem não verbal. É só clicar aqui.

Se você já leu sobre as diferenças entre linguagem verbal e linguagem não verbal, já sabe que a linguagem verbal É AQUELA QUE UTILIZA PALAVRAS (FALADAS OU ESCRITAS) para expressar ideias, sentimentos e informações e linguagem não-verbal é TODA COMUNICAÇÃO QUE OCORRE POR OUTROS MECANISMOS QUE NÃO SEJAM PALAVRAS.

Mas você sabia que podemos classificar a comunicação não verbal de acordo com algumas características específicas durante o momento da comunicação? Aqui vamos falar sobre 4 características diferentes:


Características Proxêmicas:


Imagine a seguinte situação: você está em um momento descontraído em uma mesa de um bar ou de um restaurante acompanhado de amigos íntimos. O seu telefone toca. Quem está ligando é um amigo em comum a todos que estão ali na mesa. Você atende a chamada e conversa rapidamente com ele ali mesmo.

Passados 10 minutos o seu telefone toca novamente e dessa vez é um colega de trabalho (desconhecido dos amigos que dividem a mesa com você). Você atende a chamada e segue uma tendência natural de se afastar da mesa para prosseguir com aquela conversa.


Esta diferença no seu estado de relaxamento ao atender as chamadas não tem apenas relação com o fato das conversas poderem ou não ser compartilhadas com os seus amigos ou com a necessidade de abafar algum ruído externo durante a ligação. Ela é diretamente conectada ao nível de intimidade entre você e os seus interlocutores. O mesmo acontece quando alguém que você não conhece aproxima-se bruscamente de você, a primeira reação é se afastar rapidamente, mesmo que você não se sinta em perigo, não há intimidade para aquela proximidade.

Este conceito de COMUNICAÇÃO PROXÊMICA foi criado pelo antropologo Edward T. Hall, no início dos anos 60. Ele inclusive padronizou algumas distâncias de acordo com os níveis de interação:

  • Distância íntima: para abraçar, tocar ou sussurrar (15-45cm);

  • Distância pessoal: para interação com amigos próximos (45–120cm);

  • Distância social: para interação entre conhecidos (1,2-3,5m);

  • Distância pública: para falar em público (acima de 3,5 m).

Questões culturais:


E como em qualquer forma de comunicação, estes indicadores variam de acordo com a cultura, o ambiente e o relacionamento entre as pessoas. Por exemplo, em algumas culturas, a proximidade física é valorizada e considerada um sinal de amizade ou respeito, enquanto em outras culturas, a distância física é mais valorizada e considerada uma forma de respeito à privacidade. É muito mais comum, por exemplo, notar uma proximidade maior (ou até mesmo o toque físico) quando observamos sul-americanos durante uma interação do que quando observamos asiáticos ou europeus.


Características Cronêmicas:


Você está no Brasil e recebe um convite para uma reunião de amigos na casa de um deles. Não é de se estranhar caso não seja marcado um horário exato para esta reunião começar. Algo como: “depois das sete” ou “por volta das sete”. Também não é de se estranhar o fato de que consideramos normal chegar às sete e meia, oito horas, ou, dependendo do tipo de reunião, até mais tarde.

Em outras culturas este tipo de situação pode ser completamente anormal. Os ingleses são os que mais levam fama de serem pontuais, mas o mesmo acontece em outros países como Holanda, Noruega e Japão, também famosos pela pontualidade. Em muitos lugares, por mais que uma reunião entre amigos seja um momento informal, a pontualidade é caraterística e até sinal de respeito e consideração.

Você conhece uma pessoa que está sempre atrasada? Pois é, esta característica está comunicando algo sobre esta pessoa. Ou uma pessoa que chega atrasada em uma entrevista de emprego, qual mensagem ela está transmitindo ao entrevistador?

A compreensão da comunicação cronêmica é fundamental para uma comunicação eficaz em contextos interculturais, onde as diferenças na percepção e utilização do tempo podem levar a mal-entendidos e problemas de comunicação tanto em aspectos profissionais quanto profissionais.


Características físicas:


Aqui consideramos características físicas (corpo e ambiente) que comunicam significado às outras pessoas. Corte de cabelo, preferências de moda, acessórios usados no corpo entre outros.

Todas essas escolhas expressam significados. Claro que a recepção deste significado é determinada também por quem recebe a mensagem, já que são características sempre presentes dentro de algum contexto específico - um executivo que vai a uma festa à fantasia vestido de Bob Esponja é uma situação completamente normal enquanto a mesma roupa em uma reunião de negócios formal não faria o menor sentido!


Paralinguagem:


A paralinguagem refere-se a todas as informações que são comunicadas além do conteúdo verbal de uma mensagem, como tom de voz, expressões faciais, gestos, postura, ritmo de fala e etc. Ou seja, é tudo aquilo que complementa ou modifica o significado do que é dito, e pode influenciar a forma como a mensagem é interpretada pelo receptor.

A paralinguagem é importante na comunicação interpessoal, pois pode indicar o estado emocional, a intenção ou o grau de sinceridade do emissor da mensagem.

Por exemplo, se você comunicar a alguém que está muito feliz pela pessoa com um ritmo de fala monótono e entediado, por exemplo, a pessoa pode entender o seu comentário como uma ironia.


CHEGOU ATÉ AQUI?!?!

Se gostou do assunto, podemos prolongar!

Você sabe a diferença entre LÍNGUA e LINGUAGEM? Vem comigo para saber mais. Clique aqui.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page